sábado, 1 de outubro de 2011

Unidade 2 - Internet, Hipertexto e Hipermídia.


        Unidade 2 – INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA



   TEMA:Introdução ao tema Internet
   Atividade 2.1: navegação em hipertexto e discussão sobre a experiência de navegar livremente.

        Ao navegar pelos sites propostos na atividade e percorrer os diversos links a que o texto me remetia,  pude realizar  uma leitura  não-linear, fragmentada, sem  uma  sequência  única e cheia
de curiosidade, o que  despertou em mim uma  vontade e  ir cada vez mais longe  minha leitura,    busca e descobertas. O trabalho com hipertextos além de enriquecer  de forma atrativa o processo
de leitura e escrita aprimora a produção textual, pois o envolvimento e interatividade proporcionados pala navegação a partir dos links dispostos no hipertexto nos torna co-autores do
que lemos.

 
    TEMA: As linguagens da Internet – O Hipertexto
    Atividade2.2-A: Navegando  em hipertexto sobre hipertextos
      

        Foi uma experiência  maravilhosa  pude perceber que com os links  se  abre  um  leque  de informações diversas onde à compreensão do que se lê se torna mais rica e eficaz. A cada clique
é um novo texto ou documento que estão diretamente ou indiretamente interligados com o tema
principal. A navegação foi tranquila para voltar ao texto (documento) original não tive nenhum
problema.  Saberia  ir novamente, pois prestei atenção no que estava fazendo. Acho  que esses
atalhos nos poupam um grande trabalho de navegação, pois não precisamos abrir outra página de pesquisa e ficar procurando assuntos relacionados, o próprio texto linkado já fez isso por nós.É
muito bom saber que podemos utilizar vários recursos a nosso favor.


    Atividade2.2-B: O que é hipertextos segundo eu e outros autores.


            Hipertexto  para mim é um atalho para se conhecer documentos relacionados ou não com o assunto em questão. Vai muito além do texto lido, é uma nova janela ou página que nos dão suporte
para novos conhecimentos, enfim um leque de informações.


          De acordo com outros  autores Hipertexto é como o próprio nome diz algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que
permitem tecer o caminho para outras   janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de
seu próprio texto.


    




     Atividade 2.3: Conhecendo e comentando trabalhos dos colegas.


           Essa atividade foi muito interessante, navegar pelos trabalhos que os colegas desenvolveram mostrou o universo de idéias que  estão  surgindo ao decorrer do curso. Tudo isso tem sido uma experiência muito rica.

    2.5 Planejando uma atividade com hipertexto ou internet


Escola Municipal Gaspar Maria Pereira
Volta Grande Minas Gerais


Planejamento diário
Série: terceiro ano  de escolaridade

Habilidades

Português
                    Ler para a classe de forma clara
                    Reconhecer no texto causa-consequência em ações de personagens.
                    Empregar  na escrita recursos dos sinais de pontuação: exclamação, interrogação, travessão e dois pontos.



Matemática
        _ Somar os termos com reserva na ordem da unidade.


 Geografia
      _ utilizar a observação e a descrição para identificar diferentes paisagens a partir da paisagem
local e se localizar através de referencias temporais e espaciais

ACOLHIDA
Pai Nosso cantado – Mara Maravilha
Dança da cadeira – Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando, coloque uma música animada, as crianças dança ao redor das cadeiras, quando a música parar elas devem sentar, quem não conseguir sai da brincadeira. E assim por diante, até que só reste uma cadeira e o vencedor.
 

Correção do para casa
Em grupo e depois no quadro incentivando os comentários.
 
Curtindo a leitura
Teatrinho da pontuação.

Objetivo: fixar a função dosa sinais de pontuação; observar a diferença entre uma leitura pontuada e  outras sem pontuaçâo e salientar a importância da pontuação.

NARRADOR:
Estavam reunidos,  pensativos,  tristes,  desanimados, Zé do Ponto, Maria Espaço Vago,
Joaninha travessão e Virgulina.
Comentavam que não se achavam tão importantes como  o Sr. Alfabeto, que era grande,
elegante e dizia coisas bonitas.
Dizia Zé do Ponto (com ar desanimado):

ZÉ DO PONTO:
- Sabem, eu fico muito triste  porque as  pessoas  só tem  olhos para o Sr. Alfabeto.
Às vezes,  passam  por  cima  de  mim,  me  atropelam  e saio todo machucado. Sou tão pequeno que as vezes ninguém me vê. Gostaria, de ser como um sinal de trânsito, boni-
to que fica lá no alto e todos os carros e pessoas obedecem. Quando ela fica vermelho,
todos param. Mas sou tão pequeno!

NARRADOR:
Maria Espaço Vago, consolando o velho amigo fala:

MARIA ESPAÇO VAGO:
- Ah Zé do Ponto, eu também, às vezes fico muito triste porque sei que as pessoas preci-
sam de mim, mas não fazem caso.
Por isso, quando  escrevem  às  vezes,  fica  tudo  embolado,  porque nem sabem que eu existo para separar uma idéia da outra, uma palavra da outra. Escrevem tudo seguidinho,
seguidinho, não trocam de linha e nem deixam espaço vago entre as palavras.

NARRADOR:
Joaninha Travessão, toda convencida, fala:

JOANINHA TRAVESSÃO:
- Pois eu nem ligo. Se as pessoas não fizerem caso de mim, não vão entender nada do diálogo. Vai ser problema delas. Não posso fazer nada! Estou ciente da minha impor-tância. Se quiserem me utilizar, bem, se não quiserem, amém.

NARRADOR:
Nisso, chegam animados o Beto Exclamação e o Chico Perguntador, que vêm sempre
perguntando:

CHICO PERGUNTADOR:
- Ei, vocês ai, que caras são estas? Sobre o que estão conversando? Posso brincar com
vocês? Por que estão reunidos? Não querem passear pelos jardins do texto?

BETO ESCLAMADOR:
- Chega! Basta! Puxa vida! Nossa! Você só sabe perguntar! Se pelo menos você ouvis-
se as respostas, saberia o que estava acontecendo!

NARRADOR:
Lilica Dois Pontos, que ouvia a conversa num canto afastado, disse:

LILICA DOIS PONTOS:
- Tive uma idéia genial! Para acabar com o baixo astral dos nossos três amigos, vamos
passear pelos jardins do texto, mas vamos ficar escondidos. Vocês vão ver a bela confu-são que vai dar. Vai ser bem divertido!

NARRADOR:
Maria Espaço Vago, contrariada, não quis brincar e disse:

MARIA ESPAÇO VAGO:
- Vou ficar bem aqui no meu lugar. Quiero ver em que vai dar essa brincadeira.

NARRADOR:
Os outros se  esconderam  atrás das letras,  debaixo das palavras  e  em silêncio
observavam o aperto do Sr. Alfabeto para se fazer entender.
Espalharam-se pelos jardins do texto e ficaram escutando (personagens se escon-
em).
E foi então que o Sr. Alfabeto e todos perceberam a importância que tem a pontu-
ação em qualquer texto, a partir   desse  dia, todos  passaram  a  respeitar todos os 
pontos, tanto quanto respeitavam o Sr. Alfabeto.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Disciplina – Português
Conteúdo – Uso dos sinais de pontuação: vírgula, exclamação, interrogação, dois
pontos, travessão e ponto final.
Situação didática – Levar os alunos para o laboratório de informática. Apresentar         os slides com uso do data show as funções dos sinais de pontuação. Solicitar  que 
Os alunos leiam atentamente as funções da cada um. Explicar para que serve cada     sinal    com exemplos. Apresentar  ainda  no data  show  um texto fazer a leitura e convidar os  alunos   para  pontuar  as  frases  no  telão.  Voltar para a sala de aula passar a atividade, explicar e pedir para copiar no caderno.

Disciplina – Matemática
Conteúdo – Adição  com reserva
Situação didática – Registrar no quadro as adições.  Resolver com a ajuda dos alu-       nos. Levar material dourado para ser manipulado. Passar atividade no quadro para
Copiar no caderno e resolver.

Disciplina – Geografia
Conteúdo: - Representando o espaço desenhando uma paisagem (cartografia).
Situação didática – Levar os alunos para o laboratório de informática e mostrar
No telão as imagens da nossa cidade, focando a nossa escola. Observar mapa e
legenda.

REVISÃO DO DIA
Jogo de bola
Procedimentos:
·         Bem ligeirinho, o professor joga para a criança, dizendo por exemplo: Qual foi a
acolhida de hoje?
·         O aluno levanta devolve a bola para o professore e responde a perguinta.
·         Continua assim até terminar a revisão do dia falando sobre cada parte da Rotina da aula.
·         Comentárioa finais do professor.

PARA CASA
Atividades de português com o uso dos sinais de pontuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário