sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Atividade 1.5

PROINFO INTEGRADO

Atividade 1.5

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Promover o contato com o procedimento científico por meio da pesquisa e da observação; 
• Conhecer e compreender alguns aspectos científicos das Joaninhas;
• Explorar a linguagem matemática;
Duração das atividades
6 aulas de 1 hora cada e 1 aula de de 3 horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento (1ª aula - 1 hora):
Conte a história: A joaninha que perdeu as pintinhas de Paes, Ducarmos. Editora Nova América.Conversar com as crianças sobre as características das joaninhas (cores, funções, alimentação) a partir das contribuições presentes na história:
• Todas as joaninhas são pintadinhas?
• Todas as joaninhas são vermelhas e pretas?
• Que outros insetos aparecem na história?

2º Momento (2ª aula - 1 hora):
Levar algumas joaninhas para a sala, em potes com terra e tampas furadas (para permitir que os animais respirem). Com base no que for dito, levantar questões sobre esses animais. Registrar atentamente as observações das crianças.
3º Momento - Pesquisa:
Enviar uma pesquisa para casa sobre as questões levantadas pelas crianças em sala e posteriormente socializar a pesquisa corroborando com as hipóteses levantadas em sala;
4º Momento (3ª aula - 1 hora):
Confeccionar um porta-texto (rico em ilustrações) com as informações levantadas até o momento, fazer a leitura do mesmo com as crianças e pedir que elas registrem as informações por meio de um desenho;
5º Momento (4ª aula - 1 hora):
Atividade de salaSepare bolinhas de isopor cortadas ao meio distribua para as crianças e peça para que elas pintem a Joaninha nas cores vermelho e preto e depois conte quantas pintinhas pintaram e escrevam o numeral correspondente;

6º Momento (5ª aula - 3 horas):
Organize uma visita a um insetário e uma palestra com biólogos para ampliar os conhecimentos adquiridos sobre as joaninhas;
7º Momento (6ª aula - 1 hora):
Revise o conteúdo registrado para organizar outros portas-texto. Se ainda existirem questões sem respostas, continue com a pesquisa.
Avaliação
É preciso avaliar continuamente o desenvolvimento das crianças na realização do projeto. É preciso avaliar o interesse na pesquisa, na realização das atividades e a colaboração e envolvimento com o grupo. No trabalho com projetos é fundamental propor hipóteses, contrastá-las, comprová-las e se for o caso até modificá-las.
·          Historia, confecção de um porta texto, confecção das joaninhas, palestra com biólogo, material concreto, pesquisa sobre o tema.
·          Word
·          Português, matemática, natureza e sociedade, artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário