sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Atividade 1.7



OBJETIVOS: 
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
 
-Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
 
uma alimentação variada;
 
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
 
- Ampliar o vocabulário.
 

ÁREAS:
 
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade
 
PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES:
 
- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar
 

- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar
 
http://reidamoda.files.wordpress.com/2009/05/frutas.jpg
- Recortar e montar as metades – simetria
 

Linguagem Oral e Escrita
 
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas ,
 
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saude, a necessidade de
 
higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saude quando
 
ingerido em excesso, etc.
 

- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo
 

-Poema - A laranjeira
 

-Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas,
 
legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas
 

-Adivinhas: laranja, abacaxi,etc
 
http://fruitdemapassion.files.wordpress.com/2009/06/dsc01500.jpg
- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem
 
na parlendano texto
 
.
 
-Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40
 
limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc
 
Música em Texto Oh! Quanta comida.
 

-Brincadeiras
 
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
 
Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
 
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
 
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
 
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
 
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
 
Teatro de fantoches das frutas e legumes
 

-MATEMÁTICA
 
Ligue números e veja o que aparece
 
Jogo de dado de frutas- Jogar dado e ir marcando a quantidade no
 
gráfico conforme a fruta tirada.
 
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho.
 
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas
 
da mesma cor, etc
 

Experiências:
 
Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água
 
Secar cascas de laranja
 
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas
 

-Artes
 
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache
 
Pintar boneco articulado de batata
 
Desenhos com interferência e sem.
 
Pintar rolos de papel higenico para se transformar em tronco da árvore
 
Fazer um sorvete com papel amassado
 
Alinhavo
 
Massinha ou argila para modelar alimentos
 

Murais-
 
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes
 
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar
 
Saquinhos classificatórios com nomes : massa – legumes- frutas –
 
verduras- crianças colocam de acordo com a classificação
 
Quebra cabeças
 

Culinária:
 
Salada de frutas – e legumes
 

Passeio :
 
Sacolão e Feira
 

Trabalho com os pais
 
Participar mandando frutas e legumes
 

Brincadeiras com o corpo- Batata quente- Dançar conforme o ritmo das músicas
 

PRODUTO FINAL
 
Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.
·         TEMA
o   Alimentos, frutas e legumes
·         Numero de alunos
o   22
·         Numero de professores
o   3
·         Duração
o   1 semana
·         Conteúdos curriculares envolvidos
o   Natureza e sociedade, artes, matemática linguagem oral e escrita
·         Tecnologias e mídias
o   CD
Atitude dos alunos
Os alunos demonstraram interesse e entusiasmo em participar das atividades.

·         Para uma boa aprendizagem, desenvolvimento e desempenho nas atividades curriculares é necessário uma boa alimentação no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário