sábado, 19 de novembro de 2011

4.4 EXPERIÊNCIAS COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA AO CURRÍCULO. 


Na escola,as mudanças estão acontecendo rapidamente como a tecnologia.Não usamos apenas livros,jornais e revistas como subsídios do material didático.A internet passou a ser usada em situações de ensino-aprendizagem e está ai no nosso cotidiano.Foram apresentado para as Escolas Municipais o projeto elaborado na Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário nas aulas de Informática que teve como objetivo geral,resgatar cantigas brincadeiras antigas de roda.Teve duração de 5 semanas.Foram parceiras as disciplinas Língua Portuguesa,Artes,Educação Física e Estudos Sociais.Todos os alunos tiveram participação ativa,onde utilizaram diferentes ferramentas e recursos tecnológicos.Agora que todas as escolas municipais foram contempladas com um laboratório de Informatica hoje com certeza,iremos desenvolver habilidades específicas para explorar as linguagens e recursos tecnológicos disponibilizados na mídia.As TICs , irão aprimorar o uso da tecnologia digital nas nossas aulas e farão com que os alunos deixem de ser passivos no processo de aprendizagem, adquirindo autonomia pensando,criando e pesquisando 


4.5- PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA AO CURRÍCULO


TEMA DA AULA: Volta Grande,cidade hospitaleira


Volta Grande.MG
E.Municipal Gaspar Maria Pereira
Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino 
Ensino Fundamental Inicial: Língua Portuguesa 
                            Linguagem oral e Ilustração
Ensino Fundamental Final: Língua Portuguesa
                           Linguagem oral,                                                                   
                         escrita produção,textual  
Dados da aula.


O que o aluno poderá aprender com esta aula.A partir desta aula,o aluno poderá.
1) Ampliar conhecimentos a respeito da História do Município e sanar possíveis dúvidas.
2) Registrar a memória local pro meio de entrevista com pais,avós,moradores antigos etc...


Duração das atividades:aproximadamente 6 aulas


Conhecimentos prévios trabalhados por professor com o aulo.


Pressupõe-se que os alunos já tenham algum conhecimento sobre a história de seu município,localização geográfica e o porquê da escolha deste local e do nome da cidade.


Estratégias e recursos da aula.
Fazer um levantamento prévio,com os alunos do conhecimento deles em relação a História do seu Município,registrando suas opiniões.


1ª aula


Perguntar o que a turma conhece sobre o bairro da escola mostrar o mapa e a planta(com termos técnicos e com pontos de referência) e fotografias de Volta Grande para que eles possam localizar no estado de Minas gerais e no Brasil.Questionar com os alunos sobre sua rotina no lugar em que moram e pedir que os estudantes comparem imagens de diferentes épocas e bairros.Sugerir que eles reúnam fotos antigas e atuais da cidade. 


2ª aula 


Com as fotos reunidas,perguntar que elementos há nas imagens velhas e nas novas,qual a época e o lugar de cada cena e que mudanças são perceptíveis.Acrescentar dados socioambientais de Volta Grande atualmente, preservação do patrimônio,de algumas construções e objetivos.Fazer a leitura compartilhada do Histórico de Volta Grande e discussão sobre o que mudou em relação há esses dados.


3ª aula 


Conhecer a bandeira e o brasão do seu município e o que significam.


4ª aula 


A partir das informações adquiridas os alunos iniciaram a produção textual do professor regente e fazendo todas intervenções necessárias.


5ª aula


Para esta aula será necessário levar os alunos no laboratório de informática para conhecerem Volta Grande através da internet.


6ª aula


Conclusão das atividades através de debates e montagem de murais com imagens referentes ao tema para exposição na Unidade de Ensino.


Avaliação 


Os alunos serão avaliados tanto individualmente quanto em grupo e em cada etapa proposta.através da participação oral e escrita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário